O RESUMO

O resumo consiste de um conjunto de idéias principais extraídas de um texto. Recomenda-se que o aluno, ao ler o texto, vá anotando as principais idéias à medida que se depara com elas. Ou leia porções do texto, descrevendo as idéias principais à medida que se lê cada porção (exemplo: a cada três páginas, parar a leitura e anotar as idéias principais).

Ao final da leitura, é produzido um texto com as idéias principais anotadas. O resumo é muito importante e deve conter a temática da pesquisa, o que você pretende estudar naquela temática e quais foram os resultados obtidos. O resumo é o cartão de visitas de sua dissertação, monografia, artigo painel ou exposição oral. Ele pode ter vários tamanhos: poucas páginas, quando você faz resumos de textos ou livros, mas também ele pode ter poucas linhas (de cinco a vinte no máximo), que são colocadas no início de monografias, dissertações, anais de reuniões, etc.

Todo trabalho acadêmico deve ter um resumo em português, e, dependendo da natureza do trabalho acadêmico, o resumo em uma (para a dissertação de mestrado) ou duas (para a tese de doutorado) línguas diferentes que o português. Geralmente são utilizadas línguas como o inglês, francês e espanhol.

 

 

 

 

 

© Copyright 2003-2005 - Todos os direitos reservados - Estudo Pronto.Com