COMO FAZER UMA PESQUISA

Os trabalhos acadêmicos pedem pesquisa apurada: complexidade dos temas abordados exige que você não tenha apenas as melhores fontes, mas também que saiba encontrar as informações que necessita. Ponha em prática seu senso crítico e mãos à obra!

- FOCO


Uma pesquisa bem feita custará uma boa parte do seu tempo, mas muitas horas podem ser economizadas caso você tenha bem claro aquilo que quer encontrar. Para evitar consultas inúteis, peça referências de livros a professores e amigos, pois eles poderão alertá-lo caso uma determinada obra não tenha relação com aquilo que procura.

- USO DA INTERNET


A rede revolucionou os meios de pesquisa. Com um simples clique em um site de busca, você é capaz de encontrar vários links que falam sobre um assunto de seu interesse. No caso da pesquisa acadêmica, no entanto, o uso da web requer um pouco mais de cuidado.

Como a quantidade de informação disponível na rede é muito grande, não se pode acreditar em tudo o que se lê. Para fugir disso, a melhor saída é pesquisar somente páginas de órgãos oficiais ou que tenham alguma representatividade no setor pesquisado.

- COMPILAÇÃO DOS DADOS

Encontrar uma informação que será útil para você é gratificante, mas é apenas uma parte do trabalho. Antes de utilizá-la, verifique se o que o autor diz tem realmente a ver com o que você está buscando, pois é comum "encaixar" uma declaração, por exemplo, para que ela se enquadre ao seu tema. Não deixe de analisar o contexto em que aquilo foi escrito.

- CITAÇÕES, NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

Ao fazer uma citação de alguma obra pesquisada, esteja atento às normas técnicas. O trecho deve ser citado entre aspas e, após o período, coloca-se, entre parênteses, o nome do autor da frase, o ano de publicação da obra e a página em que ela se encontra. Em vez de utilizar os parênteses, as informações também podem ser postas em uma nota de rodapé.

Além de servir para informar a fonte das citações, as notas de rodapé são usadas para complementar algumas idéias contidas no texto. Desta forma, o leitor terá mais informações sobre o assunto e o texto não fica tão carregado.

A lista com as referências bibliográficas, por sua vez, tem de ser colocada no final do trabalho, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. No entanto, somente devem ser relacionadas às obras realmente consultadas para a realização do trabalho.

- CRIME DE PLÁGIO

Ao fazer a pesquisa, não se esqueça de citar as fontes utilizadas quando necessário, pois copiar parte de uma obra e não dar o devido crédito constitui no crime de plágio.

A violação de direito autoral está prevista no art. 184 do Código Penal e quem a pratica para benefício próprio pode pegar de três meses a um ano de detenção, sendo que essa pena aumenta para um a quatro anos de reclusão, caso o plágio seja feito com intuito de lucro.

- BIOGRAFIAS SUGERIDA

* GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002

* COSTA NETTO, José Carlos. Direito autoral no Brasil. Coordenação: Hélio Bicudo. São Paulo: FTD, 1998 (Coleção Juristas da Atualidade).

© Copyright 2003-2005 - Todos os direitos reservados - Estudo Pronto.Com
border-bottom: none; background: #999; text-decoration: none; } #menuhor li a:link { color: #FFDDBE; } #menuhor li a:visited { color: #FFDDBE; } #menuhor li a:hover { color: #CD5C5C; border-color: #CD5C5C; } }