FORMATAÇÃO NAS NORMAS ABNT
Pensando em facilitar o entendimento dos alunos a Estudo Pronto, elabora algumas dicas e orientações abordando os elementos inerentes à apresentação, estrutura, estética e normas técnicas de um Trabalho Acadêmico.

O que é Norma Técnica?
Norma Técnica é o documento técnico que fixa padrões reguladores visando garantir a qualidade do produto, a racionalização, a uniformidade dos meios de expressão e a comunicação.
No Brasil, o orgão responsável pela normatização é a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, fundada em 1940, sendo representante de entidades de normatização internacionais e regionais como a International Standartization for Organization - ISO e a Associação Mercosul de Normatização - AMN, entre outras.
A ABNT está organizada em Comitês Brasileiros e Organismos de Normatização Setorial, sendo que estes Comitês e Organismos são orientados para atender ao desenvolvimento da tecnologia e a participação efetiva na normatização internacional e regional.
As normas de documentação, que servem como ferramentas de apoio e padronização na elaboração de trabalhos acadêmico, são estabelecidas pelo Comitê Brasileiro da área de Bancos.

Estrutura do Trabalho - Elementos Pré-textuais:
Capa (obrigatório) - Folha de Rosto (obrigatório) - Errata (opcional) - Folha de aprovação (obrigatório) - Dedicatória (opcional) - Agradecimentos (opcional) - Epígrafe (opcional) - Resumo em língua nacional e em língua estrangeira (obrigatório) - Sumário (obrigatório) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de abreviaturas e siglas (opcional) e Lista de símbolos (opcional).

Elementos Textuais:
Introdução (obrigatório) - Desenvolvimento (obrigatório) - Conclusão(obrigatório).

Elementos Pós-textuais:
Referências (obrigatório) - Apêndice (opcional) - Anexo (opcional) - Glossário (opcional).

© Copyright 2003-2005 - Todos os direitos reservados - Estudo Pronto.Com